4 passos para garantir a sua saúde mental e bem-estar na segunda fase do isolamento social

homem com caneta a falar ao telemóvel

Com a incerteza do Covid-19, e a interrupção das rotinas usuais que a nova fase do isolamento social trouxe, a necessidade de trabalhar em casa ou de se isolar podem ter impactos significativos no bem-estar e na saúde mental.

Pesquisa da Robert Walters, afirma que 64% das organizações oferecem um programa de bem-estar e 92% dos funcionários acreditam que um programa de bem-estar é importante. Mas a questão permanece: quão eficazes são os programas de bem-estar com uma força de trabalho remota?

Se sua empresa oferece ou não um plano de bem-estar especializado, conheça os 4 pilares básicos para garantir que sua saúde mental e bem-estar permaneçam intactos durante mais uma fase do isolamento social.

1. Pratique exercícios

Infelizmente, o benefício da academia, que é um componente-chave de muitos programas de bem-estar, não é realmente uma opção durante esses tempos. A menos que tenha uma academia em casa, você precisa priorizar os exercícios regulares como parte de sua rotina diária.

Use recursos online para praticar ioga, exercícios HIIT e exercícios de peso corporal. Existem vários canais gratuitos no YouTube dedicados a exercícios podem ser feitos no conforto da sua própria sala.

Oferecer incentivos para que os funcionários atinjam seus objetivos de exercícios e até mesmo criar mini-desafios entre os membros da equipe é uma ótima maneira de incentivar a equipe a se manter ativa e saudável.

*Médicos afirmam que pessoas que praticam exercícios têm 34% menos chances de serem internadas pelo covid-19.

2. Interaja com seus colegas

Segundo a pesquisa, 48% dos profissionais entrevistados dizem sentir falta do envolvimento com seus colegas. Seja uma breve atualização na cozinha sobre o que você fez no fim de semana ou reuniões mais formais com seu gestor, o Covid-19 eliminou as conexões importantes que você tem com colegas que proporcionam uma quantidade significativa de satisfação no trabalho.

É importante encontrar maneiras de reintroduzir essa conectividade na "nova norma" de trabalhar isoladamente. Tente fazer uma vídeo chamada no final da semana com aquele colega que tem mais afinidade, ou agendar um café virtual para conversar sobre o que tem feito de diferente no seu isolamento.

3. Crie um hobby

Se você ainda não tem um hobby preferido, talvez seja um ótimo momento para começar. Seja se exercitando, fazer algum tipo de artesanato, desenho ou até mesmo cozinhar. Use o tempo de sobra que gastaria com o trajeto até o escritório para fazer algo que te traga uma sensação boa e que te faça sentir confortável.

4. Tenha hábitos saudáveis

Faça uma pausa do computador ao longo do dia, para se desligar por alguns minutos e recuperar a concentração. Quando for almoçar, faça bom uso do seu tempo livre, fazendo uma refeição que te agrade. Aproveite seu tempo em casa para fazer aquela comidinha caseira que não tinha tempo quando estava na correria do escritório.

O mais importante, é identificar atividades que te faça bem, relaxar para que consiga levar o isolamento social e o trabalho remoto da melhor maneira possível.

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