Como evitar o esgotamento emocional trabalhando de casa

Shaking Hands

Sem deslocamento para chegar ao escritório, sem café ou almoço com colegas e pouca interação humana pode ser uma combinação perigosa se você estiver propenso ao esgotamento emocional.

Como empresas de todo o mundo pedem aos funcionários que trabalhem em casa para ajudar a impedir a disseminação do Covid-19, explicamos como separar devidamente o trabalho e a vida pessoal.

Crie um espaço de trabalho

Separar um espaço de trabalho cria um limite físico entre você e o trabalho. Se você tiver um escritório em casa, feche a porta assim que terminar o dia ou, se a mesa da sua cozinha se tornar sua mesa de escritório, guarde o laptop no final do dia para evitar a tentação de conectar novamente e voltar a trabalhar.

Crie uma rotina

Nem sempre é fácil adaptar a programação que você tinha no escritório, mas um pouco de estrutura pode fazer uma grande diferença para garantir o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Tente manter o mesmo horário de início e término todos os dias. Incorporar exercícios diários também pode ajudar a mantê-lo motivado e focado.

Faça uma lista de prioridades

Comece cada dia planejando suas tarefas para o dia seguinte em ordem de prioridade. Decida quando e onde você executará cada tarefa, além de considerar os desafios que você pode enfrentar para ajudar a manter sua lista de tarefas atingível e motivada.

Faça intervalos

Você não fica cada segundo do seu dia de trabalho no escritório  em sua mesa e não deve ser diferente em casa. Faça pausas regulares durante o dia para fazer um café ou tomar um ar. Isso redefinirá sua mente e corpo e o manterá motivado ao longo do dia.

Mantenha contato com seus colegas

Pode ser difícil reconhecer quando você está se esforçando demais, principalmente quando não há ninguém por perto para testemunhar suas madrugadas e o início da manhã. Pode ser tentador desistir de uma ligação em equipe ou resistir às ofertas de um happy hour virtual quando você se sentir sobrecarregado, mas essas interações sociais são essenciais para manter um senso de perspectiva e um bem-estar mental positivo, então tente abraçá-los em vez de evitá-los.

Finalize um dia com alguma atividade

Programe uma atividade que você goste para o final do seu dia de trabalho. Seja para uma caminhada, praticar ioga ou ler um livro. Certifique-se de estar fora do seu espaço de trabalho e pronto para relaxar.

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